Você sabe o que é Bromelina?
A Bromelina
É uma enzima digestiva natural extraída de abacaxi. A enzima apresenta várias ações, anti-inflamatórias e imunológicas. À medida que vamos envelhecendo, o nosso corpo perde a capacidade de eliminar subprodutos tóxicos de dentro de nossas células ocasionando os radicais livres e o envelhecimento precoce. A Bromelina inibe a atividade da NF-kappaB, diminuindo significativamente os radicais livres que causam danos às células.
Indicações:
A bromelina se encontra em todas as partes da planta do abacaxi, Porem a concentração maior esta localizada no caule. O consumo de abacaxi não providencia ao organismo uma dose favorável de bromelina, já que a concentração esta no caule e que, o mesmo não é muito apreciado, pois não tem sabor agradável, mesmo assim é comestível. A utilização da Bromelina se da em várias situações clínicas. Bloqueia alguns metabólitos pró-inflamatórios que apressam e agravam o processo inflamatório. Sendo assim um ótimo anti-inflamatório, sendo utilizado em lesões, traumas, artrites e outras complicações. É também muito usado em problemas digestivos e em, sinusites e como auxiliar de cura após cirurgia. Tem também sido utilizada em vulnerabilidade às equimoses, gota, hemorroidas, dores menstruais, doenças autoimunes e colites ulcerosas. Estudos têm comprovado que a bromelina pode ser benéfica na redução da adesão de plaquetas sanguíneas que levam à formação de tromboses, principalmente nas artérias.
Foi identificado que a Bromelina pode provocar elevação da frequência cardíaca com doses muito elevadas. A utilização em quantidades inferiores a 460 mg tem demonstrado não ter efeito na frequência cardíaca; no entanto, ao aumentar as doses para 1840 a frequência cardíaca começa a aumentar proporcionalmente.
A bromelina é obtida do caule ou de porções da raiz da planta do abacaxi. Estas partes são descascadas e moidas de modo a extrair o suco com a enzima, sendo esta solúvel. Após, os processos ocorrem precipitação da enzima fim de purificá-la. Estes procedimentos devem feitos em fábricas ou laboratórios em condições muito restritas e de controle rígido de modo a assegurar a qualidade a nível microbiológico. Outras proteases de origem vegetal incluem a papaína (da papaia), actinidina (do kiwi) e a ficina (do figo) que provocam, geralmente, uma certa adstringência na mucosa da boca quando são consumidas.
O Curaúa
Outro fruto que se assemelha ao abacaxi (ananás) é o curauá, é uma planta originária da Amazônia. É da mesma família do conhecido abacaxi, inclusive com aspectos muito semelhantes. Em pesquisa foi comprovado que a curauá tem teores significativos da bromelina e que estes após purificação permitem serem agregados a cremes, a loções e a géis anti-inflamatórios. Acreditava-se que só o abacaxi era fonte desta enzima. Porem o curaúa esta mais voltado a industria automobilística devido a resistência e macies de sua fibra, varias empresas já são grandes consumidoras do curaúa no desenvolvimento de peças com Fibras Naturais, tais como, General Motors, Ford, Fiat, Honda, Toyota, entre outras.
O bom mesmo é que o abacaxi é um fruto nacional e que podemos encontra-lo em quase todos os lugares do Brasil. Muitas lojas de produtos naturais já comercializam o curaúa em forma de cápsulas, onde se deve tomar no máximo 3 cápsulas por dia.
veja também
Plantas ajudam a não engordar mais
Acho interessante os remédios caseiros,vou fazer cada receita que foi comentada nesse site.